o projeto

Atualmente, a situação das escolas públicas com relação ao oferecimento de atividades e conhecimentos na área de artes plásticas, é de grande abandono. Nas pequenas cidades, onde as escolas não têm recursos e os professores de artes não tem estímulo, esta oferta de conhecimentos é ainda pior. 

Na maioria das vezes, as escolas públicas oferecem (quando oferecem) informações didáticas – e, superficialmente – sobre a História Universal da Arte, resultando em total desconhecimento sobre a produção local referente aos artistas (e suas obras) paraibanos. 

Além disso, as atividades de arte-educação nas escolas públicas ainda dependem da boa vontade do educador ou de raras propostas pedagógicas coerentes que entendem a escola não apenas como mesas, cadeiras, alunos, professores ou biblioteca. Daí a sugestão de atividades em bairros considerados de periferia da cidade de JOÃO PESSOA, do Estado da Paraíba. 

A artista ALENA SÁ se propõe – ao lado da também artista, Margarete Aurélio – oferecer aos professores de artes sugestões para atividades em sala de aula, por meio destes Cadernos de anotações (material educativo que deve ser trabalhado pelos alunos), com o objetivo de melhor informar sobre a produção cultural paraibana. 

A artista ALENA SÁ, que possui larga experiência como instrutora de métodos de pintura e desenho (produziu, recentemente, o livro COR: CONSTRUÇÃO E HARMONIA, que segue anexo), nesta proposta, abordará questões técnicas (a COR) relacionando-as com obras de artistas paraibanos. E, em função do pouco conhecimento quanto à preparação de têmperas vinílicas, propõe o uso de materiais alternativos (pigmento em pó xadrez e cola branca ou verniz acrílico), baratos e fáceis de encontrar mesmo nas pequenas cidades, nas oficinas previstas neste projeto (para auxiliar os professores de arte). 

Os Cadernos de anotações serão amplamente distribuídos aos alunos de escolas públicas da Grande João Pessoa, além de serem também distribuídos a outras instituições educacionais e bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário